top of page
Buscar

TERAPIA: TUDO QUE NÃO TE CONTARAM

  • Foto do escritor: MARINA COSTA - PSICÓLOGA CLÍNICA
    MARINA COSTA - PSICÓLOGA CLÍNICA
  • 25 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 7 de nov. de 2023

Em algum momento da vida você pode ter se percebido pensando: “Será que sou normal?”, ou “Será que preciso fazer terapia?”, ou ainda, “Acho que vou enlouquecer. Será que a terapia pode me ajudar?”. Se você já teve esse tipo de pensamento esse texto é pra você.


ree

A verdade é que a terapia não serve apenas para pessoas que têm algum transtorno mental diagnosticado como ansiedade, depressão, esquizofrenia, fobia, transtorno obsessivo compulsivo, entre tantos outros. Não! A terapia conduzida por um profissional da área da Psicologia serve também para as pessoas ditas “normais”.


Ninguém é uma fortaleza o tempo todo. E na vida sempre existirão momentos e fatos que colocarão as pessoas em situações de vulnerabilidade, podendo necessitar de acompanhamento profissional. A terapia pode auxiliar a lidar com o problema de forma a evitar que ele se torne mais complexo do que era em seu início.


A psicoterapia pode ser buscada como fonte de autoconhecimento. Não se engane: alguém que entende suas virtudes e potencialidades, mas também reconhece suas fraquezas e busca melhorá-las caso necessário, tem um poder imenso sobre sua projeção de vida, seja no trabalho, em relações interpessoais ou simplesmente consigo.


Muitas pessoas estão apenas boiando no grande mar que é a vida! Como dizem, vivendo pra pagar boletos e honrar compromissos, que muitas vezes não têm um real sentido pra si. Viver sem uma força motriz pode ser entediante e, em muitos casos, a longo prazo, adoecedor. O acompanhamento psicoterapêutico é uma ferramenta capaz de ajudar na busca ou descoberta de propósitos para a vida.

ree

Quem nunca vivenciou ou acompanhou de perto alguém que passou por um término de relacionamento doloroso, ou perdeu o emprego, ou tornou-se mãe/pai de forma não planejada, ou, ainda atravessou o luto pela morte de alguém querido? Pois é, ninguém é imune aos infortúnios da vida! E o atendimento psicológico nesses casos é essencial para gerenciar a regulação emocional, ressignificar a mudança de papeis e evitar que se desenvolvam transtornos mentais como consequência de traumas não tratados.


Quando você percebe que perdeu um bom tempo pra solucionar algo cuja resposta estava na sua cara o tempo inteiro, mas as suas crenças limitantes e medos irreais não permitiram que você resolvesse de maneira mais rápida, uma das primeiras coisas que se pode pensar é: “Como eu pude perder tanto tempo e sofrer por isso?” ou “Como pude ser tão idiota?”. Isso diz muito sobre a inteligência emocional de cada um em situações determinadas. Inúmeras vezes, a mente humana cria problemas que em 99% dos casos não existem e dificultam o fluir da vida.


A habilidade para lidar com situações como a citada acima pode ser aprendida através do processo psicoterápico e reproduzida em várias outras situações ao longo tempo. Por isso, tudo que se aprende na psicoterapia tem potencial pra se tornar um saber infinito, é a chamada psicoeducação.


Quer saber mais um motivo pra procurar um Psicólogo? A maior parte das pessoas que estão passando por algum momento de sofrimento o atribui a algum relacionamento que não está sendo funcional em suas vidas. A Psicoterapia tem o poder de melhorar a forma como você se relaciona com as pessoas, desde que se esteja disposto a isso.


Você não precisa esperar pra desfrutar de todos os benefícios que a psicoterapia proporciona a sua vida. Procure um psicólogo e agende uma consulta!





 
 
bottom of page