AUTOESTIMA: O PODER DE SE ENXERGAR POSITIVA E HONESTAMENTE
- MARINA COSTA - PSICÓLOGA CLÍNICA
- 25 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de nov. de 2023
A autoestima é a habilidade de aceitar-se de forma verdadeira, justa, fidedigna, sem grandes declarações públicas, tendo consciência das próprias fraquezas, mas sem deixar de enaltecer suas virtudes e potencialidades.

A autoestima satisfatória é uma habilidade passível de ser desenvolvida. Não se nasce com ela pronta e acabada. É uma capacidade que vai se desenvolvendo durante a vida através das relações nas quais o ser humano está inserido. Então, pessoas que não se enxergam de forma adequada podem sim aprender a aprimorá-la.

Mas porque é importante se ver de maneira positiva? Existem inúmeras vantagens em investir numa boa imagem de si, mas muito além que isso, se enxergar e se colocar no mundo de maneira honesta e genuína é um fator de proteção contra doenças psicológicas, conforme escreveu o psicólogo, professor e estudioso Walter Riso.
Somado a esse fator estão o aumento da vivência de emoções boas; o alcance de níveis maiores de eficiência na realização de atividades; melhora nos relacionamentos interpessoais, aumentando a percepção de segurança, maior sensação de autossuficiência.
Riso, didaticamente, divide a autoestima em quatro pilares norteadores que são: o autoconceito , a autoimagem, o autorreforço e a autoeficácia. Segundo ele, se um desses fatores não está bem regulado todos os outros tendem a também não estar, se influenciando mutuamente.

O autoconceito refere-se ao que se pensa sobre si, essa autocrítica pode ser encorajadora ou punitiva. A autoimagem está ligada à aparência física, ao quão satisfeito ou não se sente com ela. O autorreforço direciona-se à priorizar tarefas que te façam se sentir bem, equilibrando entre elas e todos os outros afazeres da vida. A autoeficácia diz respeito ao quanto se confia em suas próprias habilidades para alcançar objetivos determinados.
Segundo Riso, o princípio fundamental da autoestima é a crença de que se é digno de receber tudo o que te faça evoluir como pessoa e te cause felicidade.
Como anda sua autoestima? Deseja aprimorá-la? Busque um profissional de Psicologia e agende uma consulta!